GEBSAPrev une perfis superagressivo e agressivo; e encerra perfil ciclo de vidaCom o objetivo de preservar o patrimônio dos participantes diante do atual cenário de juros e sem perspectivas de redução em um curto prazo, o Comitê de Investimentos apresentou uma proposta para o Conselho Deliberativo da GEBSAPrev para a união dos perfis superagressivo e agressivo, bem como para o encerramento do perfil ciclo de vida. O Conselho Deliberativo aprovou a proposta que tem como objetivo o alinhamento com a atual circunstância econômica, além de garantir mais flexibilidade para revisar as estratégias de investimentos ao longo do tempo.
“As carteiras do perfil superagressivo da GEBSAPrev têm diminuído a cada campanha de alteração de perfil de investimentos, demonstrando um comportamento mais conservador dos participantes”, destaca Wagner Chicorski, membro do Comitê de Investimentos. Com a diminuição das carteiras, o custo de administração impacta na rentabilidade do perfil. Além disso, o risco adicional do perfil superagressivo não tem sido compensado por um retorno significativamente superior.”
Desde sua criação em 2020, o perfil superagressivo apresenta uma diferença mínima de rentabilidade em relação ao perfil agressivo, que tem um nível de risco aproximadamente 1/3 menor do que a do perfil superagressivo. Vale lembrar que a criação desse perfil ocorreu em um contexto de taxas de juros historicamente baixas e com o objetivo de oferecer mais oportunidades de diversificação e potencial de retorno aos participantes.
Mas com a atual taxa de juros do Brasil, em 14,25%, e sem perspectivas de redução significativa deste patamar no curto prazo, o Conselho Deliberativo e o Comitê de Investimentos concluíram que a unificação dos perfis superagressivo e agressivo vai ao encontro das atuais perspectivas econômicas. “Uma de nossas responsabilidades ao gerenciar os planos é garantir a formação e a preservação de um patrimônio de forma segura e tranquila. Com o perfil superagressivo, os participantes não estão alcançando a melhor rentabilidade, bem como podem estar comprometendo o seu saldo ao longo da aposentadoria”, aponta Wagner. “Portanto a mudança busca garantir mais segurança na formação da poupança previdenciária para o futuro dos participantes dos planos GEBSA-PREV e GE Energia.”
Com a união dos perfis superagressivo e agressivo, espera-se obter uma economia aproximada de R$ 100 mil ao ano na estrutura de investimentos. A nova estrutura do perfil agressivo será composta por 50% em renda fixa, 27% em renda variável, 19% em investimentos estruturados e 4% em ativos no exterior. Para fins de comparação, a média de alocação de outros perfis agressivos na indústria é de 56% em renda fixa, 29% em renda variável, 9% em estruturados e 6% em ativos no exterior.
Encerramento do perfil ciclo de vida
Também com o foco no planejamento de longo prazo, bem como apoiar os participantes na tomada de decisão, o perfil ciclo de vida será encerrado. “No ciclo de vida, o participante é enquadrado em um perfil correspondente a sua faixa etária, o que pode não ser vantajoso no decorrer dos anos. Por isso, entendemos que encerrar esse perfil dará ao participante mais liberdade para revisar suas estratégias de investimentos ao longo do tempo”, explica Wagner.
Estou nos perfis ciclo de vida e superagressivo e agora?
Os participantes dos planos GEBSA-PREV e GE Energia podem escolher um novo perfil de investimentos ao longo da próxima Campanha de Alteração de Perfil de Investimentos que será realizada até 30 de abril. Clique aqui e saiba mais sobre a campanha.
O participante do perfil ciclo de vida que não alterar o seu perfil nesta campanha será automaticamente migrado para o perfil correspondente a sua faixa etária conforme a tabela utilizada no ciclo de vida e não será migrado posteriormente para outros perfis quando chegar em outra faixa etária. O participante poderá modificar seu perfil nas janelas de alteração de perfil.

Já o participante do perfil superagressivo que não mudar o seu perfil durante a campanha será automaticamente migrado para o perfil agressivo. Uma nova opção de alteração será disponibilizada na Campanha de Alteração de Perfil de Investimentos em julho.
Uma live de Cenário Econômico será realizada pelos estrategistas da GEBSAPrev no dia 17 de abril às 15h para detalhar mais sobre essa mudança e próximos passos. Clique aqui para acessar a transmissão.
A GEBSAPrev está sempre atenta ao mercado e a dinâmica de investimentos do país e do mundo. Estamos mudando para garantir mais liberdade financeira para você!
Publicado em: 07 de Abril de 2025
Voltar