-->

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Área do participante

O que é perfil de investimento

O perfil de investimento é a forma escolhida pelo participante para que a GEBSAPrev invista seu saldo de conta no plano de previdência. Trata-se de algo importante, pois serve como orientação para as escolhas das aplicações mais compatíveis com seus objetivos.

A partir da definição do perfil, você identifica seu nível de tolerância aos diferentes níveis de risco e expectativas de rendimentos do seu saldo.

A GEBSAPrev oferece seis alternativas de investimentos, sendo cinco perfis diretos e um perfil em que a alocação dos investimentos variam de acordo com a faixa etária do participante

As opções são:

  • Superconservador
  • Conservador
  • Moderado
  • Agressivo
  • Superagressivo
  • Ciclo de Vida


Perfil Superconservador

Objetivo: O perfil superconservador é indicado para quem está a pouquíssimo tempo de se aposentar ou que tem baixa tolerância aos riscos financeiros.

Neste caso, o investidor abre mão da rentabilidade em troca de previsibilidade, pois as aplicações deste perfil são realizadas em renda fixa, ou seja, títulos públicos e privados atrelados à Selic (taxa básica de juros) e ao CDI (custo do dinheiro na economia) com rentabilidade mais estável e, consequentemente, níveis mais baixos de risco.

Para ficar mais claro, vamos te explicar melhor sobre esse perfil com um exemplo:


Perfil Conservador

Objetivo: O perfil conservador é destinado aos participantes quem têm um pouco mais de tempo para se aposentar ou com alguma tolerância aos riscos financeiros.

Neste perfil, as aplicações estão divididas em renda fixa, atreladas à Selic (taxa básica de juros), ao CDI (custo do dinheiro na economia) e em papéis cujo retorno sofre impactos da inflação e de algum índice de correção econômica, e renda variável (ou além de renda variável).

Aqui vai um exemplo para você entender melhor esse perfil...


Perfil Moderado

Objetivo: O perfil moderado é indicado para quem ainda tem um certo tempo para se aposentar, está mais aberto aos riscos financeiros e busca um retorno acima da média no longo prazo.

Neste perfil, as aplicações são um pouco mais vulneráveis às oscilações do mercado financeiro, pois são realizadas em renda variável, cujo retorno sofre impactos da inflação, da bolsa de valores e outros índices.

Aqui vai um exemplo para ficar mais fácil de você entender:


Perfil Agressivo

Objetivo: Perfil de investimento agressivo é ideal para o participante que tem muito tempo para se aposentar e aceita correr riscos financeiros para obter um retorno bem acima da média no futuro.

Este perfil possui uma parcela maior dos recursos aplicada em renda variável, que está mais exposta às oscilações do mercado financeiro, gerando tanto ganhos significativos no médio e longo prazo, quanto perdas no curto prazo.

Para ficar mais fácil de entender, fizemos uma comparação...


Perfil SuperAgressivo

Objetivo: Esse perfil é voltado para quem está bem distante da aposentadoria e aceita correr altos riscos financeiros em troca de obter um retorno bem acima da média no longo prazo.

Este perfil possui uma parcela maior dos recursos aplicada em renda variável, que está mais exposta às oscilações do mercado financeiro, gerando tanto ganhos significativos no médio e longo prazo, quanto perdas no curto prazo.

Aqui vai um exemplo para ficar mais fácil de você entender:



Perfil Ciclo de Vida

Objetivo: É indicado para os participantes que estão iniciando sua jornada de investimentos e ainda não estão muito familiarizados com as escolhas de perfil de investimento e seus potenciais impactos.

Este perfil divide os perfis Superconservador, Conservador, Moderado, Agressivo e Superagressivo por faixa etária com o objetivo de ajustar exposição ao risco e o retorno do investimento de acordo com o tempo que falta para o participante se aposentar.

A rentabilidade depende da faixa etária em que a pessoa se enquadra, pois, cada idade está associada a um perfil de investimento.

Mas calma, vamos dar um exemplo para esse perfil ficar ainda mais claro...

Obs: As faixas etárias consideram o início da aposentadoria na GEBSAPrev aos 62 anos, conforme previsto no Regulamento. Portanto, o perfil superconservador é indicado para os participantes que já estão recebendo o benefício. A tabela pode ser modificada a qualquer momento para atender com mais assertividade aos objetivos do plano.


Compare os graus de risco dos perfis de investimento


Confira o passo a passo para Consulta de fundos CVM