Análise GEBSAPrev: comportamento do mercado de crédito privado

Por Galapos Capital

No início de 2023 observamos alguns eventos em cadeia no mercado de crédito privado que trouxeram volatilidade e estresse para os investimentos nesta estratégia. O primeiro grande problema foi encabeçado pela empresa Lojas Americanas, na ocasião, divulgou um Fato Relevante ao mercado apontando possíveis fraudes na contabilidade. Na sequência, a empresa Light, que detém a concessão de energia elétrica no Rio de Janeiro, anunciou uma possível reestruturação das suas dívidas.

Ambos os eventos citados acima assustaram os investidores de crédito privado, que correram para realizar resgates massivos na estratégia, prolongando os efeitos negativos na rentabilidade do crédito privado Até o dia 17 de abril de 2023 o montante de resgates líquidos (aplicação resgate) totalizava R 60 8 bilhões, volume totalmente atípico, e, neste caso, como há mais vendedores do que compradores, o preço destes ativos no curto prazo deprecia, impactando a rentabilidade destes investimentos temporariamente.

Por outro lado, todos estes resgates em efeito manada, ou seja, quando há um desespero generalizado, traz gigantescas oportunidades de alocações em ativos relativamente baratos, para àqueles investidores com uma visão de longo prazo O spread de crédito, que seria o quanto um título de crédito privado rentabiliza acima do CDI, saiu de aproximadamente 1 76 no final de dezembro de 2022 para 2 52 atualmente, uma mudança drástica no nível de atratividade destes ativos.

RENTABILIDADE DOS PRINCIPAIS FUNDOS DE CRÉDITO PRIVADO E PERFIL SUPERCONSERVADOR DA GEBSAPrev

Os principais fundos de crédito privado sofreram retornos abaixo do CDI, em alguns casos, até retornos negativos, por conta dos desdobramentos dos eventos no mercado de crédito privado.

A carteira do perfil SUPERCONSERVADOR da GEBSAPREV possui basicamente títulos públicos indexados à SELIC (LFT ou TesouroSELIC) e títulos de crédito privado indexados ao CDI, e, também sofreu pontualmente com este estresse de mercado, todavia, seu retorno ficou acima da mediada dos fundos de crédito privado, e, em nenhum dos meses apresentou retorno negativo, cumprindo o papel deste perfil de proteger o capital dos participantes em todos os momentos.

Dado o nível de preço dos ativos de crédito privado que compõem o SUPERCONSERVADOR, esperamos uma recuperação da rentabilidade acima do CDI nos próximos meses, trazendo um retorno médio no acumulado do ano em linha com a sua meta de retorno.

 

A Galapagos Capital (“Galapagos”) não comercializa nem distribui cotas de fundos de investimento ou qualquer outro ativo financeiro. Este documento foi elaborado pela Galapagos com finalidade meramente informativa, não caracterizando de nenhuma forma oferta ou solicitação de investimento. A Galapagos não se responsabiliza por qualquer decisão do investidor, nem por ato praticado por profissionais por ele consultados. Apesar da diligência na obtenção e na elaboração das informações apresentadas, a Galapagos não se responsabiliza pela publicação acidental de informações incorretas, nem tampouco por decisões de investimento tomadas com base nas informações contidas neste documento. Rentabilidade Passada não representa garantia de rentabilidade futura. Fundos de Investimento não contam com garantia do administrador, gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou do Fundo Garantidor de Crédito.


Publicado em: 24 de Abril de 2023
Voltar