Notícias

A  declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2018 já começou e você tem até o dia 30 de abril para informar os rendimentos de 2017.  

1. Quem deve declarar

Em geral, todos os brasileiros ou residentes no Brasil, que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2017 ou rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40.000,00. Clique aqui e confira as outras condições.  

2. Como enviar a declaração 

Há três maneiras de declarar o IR 2018: pelo Programa Gerador da Declaração (PGD), pelo serviço Meu Imposto de Renda, disponível para computador ou por meio de aplicativo para tablets e smartphones, que você pode baixar nas lojas Google Play e Apple Store.

3. O que declarar da GEBSAPrev 

Participante ativo – você deve informar somente as contribuições que fez ao plano no ano passado, tanto via desconto no salário quanto os aportes na conta da GEBSAPrev. Você não deve incluir as contribuições realizados pela empresa em seu nome e nem o saldo em conta. O total das contribuições via folha de pagamento está disponível no Informe de Rendimentos disponibilizado pela GE. Caso tenha realizado alguma contribuição esporádica, consulte o Informativo de Contribuições, disponível na área logada no site da GEBSAPrev, some esse valor ao apresentado no Informe de Rendimentos. Esse será o total das contribuições.

Participante Autopatrocinado e em BPD – você também deve informar os valores das contribuições efetuadas no ano passado na declaração. A GEBSAPrev disponibiliza um demonstrativo completo dos aportes na área logada no site da GEBSAPrev.

Participante aposentado ou que recebeu algum benefício da GEBSAPrev em 2017 – você deve declarar o valor total recebido e o valor de IRRF retido, conforme disposição no Informe de Rendimentos. Tais valores estão no Informe de Rendimentos disponível na área logada no site da GEBSAPrev. 

4. Como preencher a declaração 

Participante ativo, autopatrocinado e em BPD – o valor das contribuições deve ser inserido no campo “Pagamentos Efetuados”, no item “Previdência Complementar”, confira os dados da GEBSAPrev abaixo:

Razão Social: GEBSA PREV – Sociedade de Previdência Privada 

CNPJ: 73.995.870/0001-11

Participante aposentado ou que recebeu algum benefício da GEBSAPrev em 2017 – todo o valor pago pela GEBSAPrev deverá ser declarado no mesmo campo em que se encontra no Informe de Rendimentos, seja ele tributável, isento e não tributável e/ou tributado exclusivamente na fonte. 

INCENTIVO FISCAL

Se você faz a declaração no modelo completo, as contribuições efetuadas ao Plano GEBSAPrev reduzem o imposto de renda, a dedução fica limitada à 12% da renda bruta anual.

FIQUE ATENTO! 

Não é necessário informar para a Receita Federal o seu saldo de conta.

 

Publicado: Terça, 02 Janeiro 2018 14:22
Acessos: 3712