Relatório Anual 2021

O ano de 2021 exigiu novamente, de todos nós, capacidade de adaptação e resiliência, em meio a tantos desafios. No entanto, tivemos muitas realizações e aprendizado. O avanço da vacinação contra a covid-19 nos permitiu melhores perspectivas e a retomada mais segura às atividades, sempre com toda a cautela, muita determinação e atenção ao nosso maior compromisso: seguir apoiando nossos Participantes na condução do seu planejamento.

Entre nossas realizações de 2021, tivemos a eleição dos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal indicados pelos Participantes, com mandato até 2023.

Sempre atentos à transformação digital e buscando formas de aprimorar o nosso trabalho e o atendimento aos nossos Participantes, realizamos uma enquete com a questão: “como você quer receber o seu extrato de saldo: em papel (entregue pelo correio) ou online (acessado a qualquer momento, na área do Participante)? ”

Realizamos o recadastramento dos aposentados, com prova de vida digital (biometria facial), por meio do nosso aplicativo, proporcionando agilidade e praticidade para a realização deste procedimento, que é obrigatório e ajuda a Entidade a garantir mais segurança ao pagamento do benefício de aposentadoria.

Disponibilizamos, também, um novo telefone para atendimento dos Participantes e Aposentados: o (11) 3629-6096.

Reportando nossas atividades com a máxima transparência, tivemos, também em 2021, a transferência de gerenciamento do Plano Aposentadoria GEBSA-PREV da parcela referente às patrocinadoras Baker Hughes Energy Technology do Brasil e Bently do Brasil.  Em agosto, o plano de aposentadoria passou a ser administrado pelo Multiprev Fundo Múltiplo de Pensão.  

Destacamos, em especial, o cuidado permanente com a nossa Política de Investimentos, que contempla os cenários de instabilidade, como o atual, e que é ajustada quando necessário, dentro de uma sólida estratégia, com a máxima racionalidade, visando os melhores resultados, no menor risco possível. Temos uma estrutura sólida e uma gestão muito bem conduzida, com uma visão atenta ao momento presente, mas sempre com foco no longo prazo. Em relação ao cenário de 2021, enquanto, ao redor do mundo, as nações conseguiam reagir economicamente à crise, no Brasil a situação foi agravada pela instabilidade política, diante da necessidade de medidas de ajuste fiscal para a contenção de gastos públicos, e proximidade das eleições presidenciais, que ocorrem em 2022. A alta da inflação, embora sendo um problema mundial, afetou mais fortemente o Brasil, em função da crise hídrica que elevou os custos da energia elétrica, com reação em cadeia nos demais setores, assim como a alta dos combustíveis. O IPCA, índice oficial de inflação, fechou em 10,06%, maior alta desde 2015. Já a Selic, taxa básica de juros, encerrou 2021 em 9,25% ao ano, maior patamar desde julho de 2017. Apesar da desaceleração da pandemia de covid-19, espera-se um crescimento da economia brasileira bem menor em 2022. Enquanto, em 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) foi de 4,6%, totalizando R$ 8,7 trilhões, a expectativa para 2022 é de avanço de somente 0,5%.

Seguimos firmes, com a determinação de sempre, avançando em transformação digital, atendimento, relacionamento com nossos Participantes, gestão de recursos, investindo em uma comunicação cada vez mais direta e transparente, respeitando sempre as melhores práticas, realizando o nosso trabalho com satisfação e qualidade.

Clique aqui e acompanhe no Relatório Anual 2021 outros índices e os detalhes das ações da GEBSAPrev para gerenciar de forma estratégica as contribuições dos participantes e das empresas patrocinadoras. 

Para acessar a versão resumida do Relatório Anual 2021, clique aqui. 

Conte com a GEBSAPrev para planejar o seu Futuro!


Publicado em: 29 de Abril de 2022
Voltar