Notícias

Com a discussão em torno da Reforma da Previdência, o assunto planejamento da aposentadoria vem ganhando força a cada dia, tornando-se motivo de reflexão. E você, tem planejado bem a sua?

 

Se sua resposta for sim, porque já começou a poupar para essa finalidade, saiba que este é o ponto de partida, mas não o único aspecto a considerar. O preparo para a aposentadoria envolve muitos outros itens. Aqui, resumidamente, vamos procurar abordar alguns deles, de forma a ampliar seus horizontes sobre o assunto:

  1. Juntos ou separados? – os casais devem planejar juntos a aposentadoria e ponderar os prós e os contras de se aposentarem ao mesmo tempo, ou não. Não há certo ou errado, tudo depende dos objetivos, da rotina e do perfil do casal. O fato de um dos dois parar primeiro permite uma adaptação gradual, tanto da rotina do lar, quanto do orçamento. Agora, se a meta for mesmo dar uma guinada e curtir a vida a dois de outra forma, parar de trabalhar ao mesmo tempo pode ser o melhor caminho.
  2. O que você pretende fazer ao seu aposentar? – projete-se para essa fase da vida e permita-se sonhar: viajar, descansar, diminuir o ritmo e continuar trabalhando, dedicar-se ao voluntariado, voltar a estudar, aprender a tocar um instrumento musical, abrir uma empresa, fazer curso de gastronomia, dançar. Alternativas não faltam!
  3. Você tem cuidado bem da sua saúde? – pense no seguinte: se você se aposentar aos 60 anos, seguindo as tendências de expectativa de vida no Brasil, deve curtir sua aposentadoria por, no mínimo, uns 20 anos! Sendo assim, procure zelar por sua saúde física e mental, praticando exercícios, observando sua alimentação e fazendo exames preventivos periodicamente para viver mais e muito melhor!
  4. Qual a sua visão de aposentadoria? – há quem sonhe em se aposentar para ter uma vida tranquila, mas que, ao mesmo tempo, evita falar do assunto por acreditar que aposentadoria é sinônimo de inatividade, ou velhice. Se você pensa assim, é hora de mudar! A aposentadoria é apenas mais um ciclo em nossas vidas, que deve ser encarado com muita positividade e novas perspectivas. Há muito a realizar, depende de você!
  5. Pretende continuar na ativa? – muitos aposentados têm optado por voltar a trabalhar, tanto para garantir renda, quanto para manter a mente ocupada e, assim, sentir-se melhor e com a autoestima em dia. Você pensa nisso? Qual o seu plano B para a aposentadoria? Existe alguma tarefa que lhe permita trabalhar num ritmo mais tranquilo algumas horas por dia? Que tal investir em aperfeiçoamento profissional, pensando nessa etapa da vida, ou buscar cursos que lhe possibilitem aprender sobre a área escolhida?
  6. Empresário? – optar pelo empreendedorismo é um caminho que exige preparo e planejamento. Verifique, primeiro, se você tem perfil empreendedor e opte por montar seu negócio dentro de um segmento que você realmente domine. Nada de se aventurar e colocar em risco seu patrimônio. Seja bastante racional, informe-se e pondere bem os aspectos positivos e negativos antes de começar.
  7. Prepare-se emocionalmente – na aposentadoria, a rotina muda, as obrigações e preocupações com relação ao trabalho terminam. Se positivo por um lado, por outro essa experiência, sem preparo, pode acabar gerando um vazio. Há quem observe o afastamento dos colegas, ou se sinta deslocado na rotina da casa, já que os familiares continuam mantendo o seu ritmo normal de vida. Portanto, o indicado é mudar seu foco, direcionar sua energia para outras atividades e curtir o momento!
  8. Casa e família – é importante que, assim como você, os familiares também estejam preparados para a sua aposentadoria. Você vai ficar mais tempo em casa! Que tal adaptar alguns espaços no lar para ter sua privacidade, um escritório, um cantinho para relaxar? Pense nisso!

Todos esses itens, assim como tantos outros questionamentos em relação ao tema, levam à seguinte reflexão: como você quer viver na sua aposentadoria?

Naturalmente, a definição desse padrão vai remetê-lo a reforçar o seu planejamento financeiro, que é parte do processo. O ponto primordial é você, seu bem estar, seu equilíbrio, para construir a melhor estratégia e usufruir essa nova etapa da vida de melhor maneira possível. Perto ou longe de se aposentar, é preciso pensar nesse assunto. Quanto antes, melhor!

 

Publicado: Quarta, 28 Junho 2017 10:41
Acessos: 50

Histórico